![]() |
| Imagem gerada por inteligência artificial - DALL-E |
Rombo
O rombo de uma empresa varejista no Brasil, pode ser a ponta do iceberg de algo assustador na economia brasileira, talvez explique boa parte dos problemas em outras economias. Em 2008 a crise de subprime, abalou o mercado financeiro global. Na época, o escândalo se iniciou por um banco especifico. Ironicamente, há uma similaridade de nomes nos comandos das duas empresas. Esta situação ocorrida agora no Brasil, pode arrastar mais empresas do setor para o centro das desconfianças. Bancos que estavam envolvidos nas operações de crédito da empresa, devem ter seus procedimentos de liberação sob suspeita. Não identificar este tipo de situação ao longo da sete balanços anuais, para a dimensão das carteiras operadas, é algo intrigante. Corre no mercado, que este tipo de operação, que arrastou a empresa para este fosso financeiro, é uma pratica comum, porém, conglomerados que atuam no mesmo segmento, vieram a público, informar que a pratica contábil usada para ocultar o volume do default, não ocorre em suas escriturações.
Importância
Mesmo sendo um país de importância secundária na economia mundial, as empresas brasileiras estão fortemente conectadas a outros conglomerados no exterior, isso é desconfortante para o nível de globalização do mercado financeiro e de capitais. Além das implicações econômicas e financeiras envolvidas neste tipo de situação, o porte destas empresas impacta as economias de seus países, muitas vezes estes desdobramentos, atingem a sociedade de tal forma, que os governos são obrigados a intervirem nos mercados onde atuam. Em 2008, muito dinheiro do contribuinte teve que ser injetado nestas estruturas, para que não produzissem um estrago devastador.
Implicações
Estes escândalos podem respingar nas relações do mercado com o mundo político, pois, alguns membros das diretorias destas empresas, são próximos ou tem participações em decisões governamentais. Recentemente algumas figuras ligadas a este mercado, estiveram, atuantes na definição das forças que ocupariam o palácio do Planalto. Esta proximidade pode suscitar dúvidas quanto a lisura de seus interesses.
Envolvimento
Olhando de uma certa distância, o empenho de certos jogadores do tabuleiro político, chegou a causar estranheza. Nomes de peso do empresariado brasileiro saíram a campo para garantir que o prato da balança eleitoral mantivesse uma direção política.
Todas estas evidências colocam em alerta quem não se acomoda com sinais estranhos e posições incomodas. Não trago aqui insinuações e tampouco acusações, apenas observações de situações pouco convencionais, de fatos e acontecimentos recentes. Os desdobramentos da disputa eleitoral, levantam dúvidas, quanto aos interesses que motivam certos gigantes do empresariado.
Torço para que estes temores sejam apenas devaneios de um leigo no assunto. A instabilidade política e econômica que se formou neste curto espaço de tempo, entre o pleito e o momento atual, alerta para sinais incomuns.
Cenário
Neste momento delicado, este tipo de problema, vem incrementar novos complicadores aos rumos da economia. Os dados preliminares, desenhavam um período de retomada e um embasamento para um crescimento consistente, de repente, tudo reverteu num cenário turvo e ameaçador. Com celeridade e transparência, as autoridades precisam apurar os fatos e determinar as responsabilidades, visando acalmar os ânimos e estabilizar as relações de mercado tão necessárias ao país.

Nenhum comentário:
Postar um comentário